Thursday 10 June 2010

Outra bronca ou Definitivamente fiquei velha

Eis que ontem um querido amigo meu e super profissional foi dar uma palestra sobre Construção de Carreira para os alunos do último ano de Lazer e Turismo na USP. Meus alunos. Que eu gosto muito, de verdade. A Karina Solha foi a host oficial do evento, a quem de público agradeço imensamente.

Público estimado: 100 alunos, em duas turmas.
Público presente: 20, 25 no máximo.

Destaque: comportamente absolutamente repreensível por parte dos alunos, entrando e saindo o tempo todo, sem demonstrar um mínimo de educação ou de respeito ao palestrante.

Fiquei pensando - mas o que é que leva as pessoas a agirem assim? Desenhei várias propostas de explicação, mas nenhuma me convenceu. Seria fácil eu dizer que é culpa dos pais, que não dão educação, mas se eu bem conheço os meus pais e todo o esforço que eles tiveram ao passar a mim e minhas irmãs um pouco de educação, eu posso afirmar que não dá para culpar os pais apenas. Os pais bem que tentam, mas a escolha de usar ou não o exemplo é dos filhos.

E aí eu sou obrigada a misturar o assunto com o outro, da experiência internacional. Alunos brasileiros aqui na Inglaterra não chegam atrasados, não pedem para sair mais cedo, não entregam o trabalho fora de hora...afinal, não existe fora de hora no calendário inglês. Eles entendem qual o "esquema" e entram nele... Mas neste curso, parece que os alunos preferem punição e controle...chamada, lista, pontos, essas coisas.

E pensar que o palestrante estava sim fazendo uma avaliação de talentos...e pelo menos 80 pessoas não participaram desta oportunidade.

Fiquei com vergonha, porque falei muito bem dos alunos para o palestrante. Mas enfim...fiz o que me cabia... e acho que vou continuar fazendo... se 10 ou 20 pessoas aproveitaram, vou me concentrar nelas.

Enfim, desapontamentos também ajudam a gente a aprender... :-(

2 comments:

  1. Quando dava aula, não tinha nada que mais me irritava do que estes acontecimentos. É uma chatice mesmo.
    beijo

    ReplyDelete
  2. Eu vou sair da sala e entrar novamente quantas vezes eu tiver vontade...puta professorada chata !!

    ReplyDelete