Tuesday 18 May 2010

Turismo de Experiência

Passei os últimos oito dias ao lado de uma das minhas melhores amigas, Andrea. Ela veio até Londres, para rever esta cidade incrível, e aproveitamos para compensar a distância e a saudade. Foi ótimo.

Todos os dias, sem exceção, ela pacientemente ouvia minhas leituras e análises sobre tudo - das coisas mais fúteis até algumas bem complexas. Temas como combinando cores e estilos, relacionamentos complicados, alegrias e tristezas de uma vida, terapia e a falta de terapia, amores e paixões que nos encantam, enfim, milhares de temas.

Mas um tema que não tratamos efetivamente foi o que permeou a viagem toda - o atual "turismo de experiência". Pensei um pouco sobre isso, e como tem acontecido recentemente, conclui que tem gente que está querendo demais.

Vou exemplificar - Londres está aqui há muito tempo. Eu já visitei a cidade cinco vezes. Certamente virei outras vezes, tantas quantas possível. E em todas, a cidade me recebeu de um jeito diferente. E a experiência foi incrível. Inesquecível - seja por boas ou por péssimas lembranças. I-nes-que-cí-vel.

E ontem, particularmente, entramos em uma farmácia. E passamos pelo menos uma hora desbravando tudo o que a farmácia oferecia. E de repente, a pergunta - "mas você não tinha ido a uma farmácia antes?".
Claro que eu tinha. Mas não com uma amiga, e não com o espírito de exploração. Menos ainda com a possibilidade de comemorar descobertas, e rir das opções, que obviamente foram devidamente compradas...

Turismo de Experiência, para mim, hoje, é a possibilidade de experimentar e experienciar momentos ricos internamente. Onde quer que a gente esteja. Acho que só é diferente daquele turismo feito sem envolvimento, em que as pessoas correm para marcar um "checked" no nome do destino e dizer - eu fui.

Viveu? Aproveitou? Lembra de porque riu ou chorou lá? Ótimo.

Não fez isso? Então, sinto muito... "passou pela vida, e não viveu..."

3 comments:

  1. experiência para mim tem a ver com a antiga pu blicidade da Espanha que dzia: Espanha marca. em q1ue ser algo deep and wonderful. Mesmo na farmácia.

    ReplyDelete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete