Monday 24 May 2010

Chatice? Acho que não...


Todo mundo já ouviu falar da "pontualidade britânica" em algum momento. Alguns chegam inclusive a dizer que beira à neurose. Pois eu vou confessar uma coisa para vocês. Eu AMO a pontualidade.

Mas mais que a pontualidade, eu amo mesmo é a OBJETIVIDADE dos britânicos com quem tenho convivido.

A primeira coisa a considerar - em todos os ambientes de trabalho, e nos cafés e restaurantes, há um ou mais relógios (funcionando!) em locais acessíveis porém não desagradáveis e nem "fazendo pressão".

A segunda - todos envolvidos em uma conversa sabem que os demais tem outros compromissos, e mesmo nos encontros mais longos, nada ultrapassa duas horas. Ou seja, o seu dia planejado rende muito mais.

Em um típico dia de trabalho com pesquisa aqui, você pode:

- acordar as 7h30
- sair as 8h30
chegar na faculdade as 8h45 (sim, uma graaaaande diferenca) ou pode preferir ir caminhando, e chegar as 9h00.
- acessar emails, responder alguns
- iniciar uma reuniao as 10h00, com horario de termino as 12h00
- almocar entre 12h00 e 13h00, e isso te da tempo de comprar algo e ir comer em frente ao lago, para aproveitar o sol
- retornar ao escritório, ver mais algo no computador
- participar de um seminario de pesquisa, das 14h00 as 16h00
- voltar a sua mesa, e trabalhar até o horário em que quiser, pois a faculdade não fecha e não pede para que você vá embora se não quiser.

Parece que não, mas há uma diferença tremenda quando você realmente sabe o horário em que vai acabar a atividade.

Mas mais que isso, chega a ser uma grande demonstração de respeito quando você vê que quem está fazendo a palestra, conduzindo o seminário ou coordenando a reunião, administra o tempo de forma impecável. Cinco minutos antes do final, eles encerram e ainda deixam tempo para que ninguém saia correndo, e que a sala esteja em ordem para a próxima atividade.

De verdade, não precisa ser britânico para fazer isso. Basta ser um pouco mais educado, e consciente em relação aos outros, não?

Como eu disse - parece chatice. Mas eu tento fazer não ser.



1 comment:

  1. Eu acho que pontualidade não é organização, o trânsito, o sei lá mais o q. É educação.
    Beijos!!

    ReplyDelete