Wednesday 17 June 2015

Plano Municipal de Turismo de São Paulo: 2015-2018

Acreditar, eu acredito em poucas coisas. Acreditar mesmo, assim, de verdade.

Uma delas é na máxima que as coisas só mudam quando você começa a mudar. E muda o olhar, muda o pensar, muda o agir. E aos poucos troca ideias, fortalece argumentos, e vai mudando.

Eu honestamente acredito que é preciso olhar diferente para o Turismo de São Paulo. E digo de São Paulo por ser a cidade que eu escolhi para mim, a cidade que eu amo com todos os seus defeitos, e com todas as suas qualidades. Poderia ser outra cidade, poderia até ser o Brasil. Mas é São Paulo.

Há anos procuro entender o que pode ser feito diferente. Há anos estabeleço comparações e converso com pessoas de vários países para coletar ideias e impressões. Um dos resultados deste trabalho apaixonante tomou corpo em 17 de junho de 2015 - algumas das minhas ideias foram adaptadas e acolhidas no Plano Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo, vigente de 2015 a 2018. 

A convite da São Paulo Turismo - leia-se Luciane Leite, Fernanda Ascar e Raquel Vettori - colaborei nos debates e na construção de todo o documento, tendo o privilégio de redigir o texto de encerramento, que convida a uma mudança de olhar. 

Continuo a acreditar que é possível fazer diferente, e para isso é preciso tentar.

Desafios do Turismo em São Paulo

O maior desafio à gestão pública do destino São Paulo é fazer com que o Turismo na cidade seja reconhecido como uma atividade prioritária para seu desenvolvimento, em diversos aspectos, atraindo a atenção política necessária para aumentar o orçamento dedicado a projetos que gerem mais empregos, distribuam renda e criem oportunidades para moradores em todas as áreas da metrópole, diversificando ainda mais sua economia.

A falta de prioridade para o Turismo no orçamento municipal é histórica e possui diversas possíveis explicações, e a mudança desse status acontecerá no momento em que o poder público atribuir à atividade novo significado político, social e econômico na cidade de São Paulo.

Em meio aos diversos desafios vinculados à gestão desta metrópole, considerá-la como centro de negócios e inovações do país é fundamental. É aqui que nascem e se desenvolvem grande parte das tecnologias inovadoras que trarão significativas mudanças na vida dos brasileiros. E também se produz muito conhecimento, onde pesquisas são realizadas e compartilhadas, e patentes são registradas.

Muitos empreendedores aqui se encontram com seus potenciais patrocinadores e clientes. Novos procedimentos no tratamento da saúde são desenvolvidos. Novas ideias surgem e se tornam realidade em São Paulo, graças à imensa concentração de pessoas e empresas, gerando oportunidades para qualquer tipo de negócio.

São Paulo cresce pelos encontros que proporciona, e é no acolhimento a todos que aqui vem em busca de aprimoramento que a cidade será reconhecida como a capital de negócios da América Latina.

São diversas as mudanças necessárias, a começar pela releitura de quem é o visitante em São Paulo, o que ele vem fazer, e o que ele demanda. Seus anseios por segurança e mobilidade são os mesmos de todo o residente, e é fundamental que ele possa ter informação precisa em idiomas diferentes. Seja em táxis, metrô, ônibus ou nas ciclofaixas, todo turista deve estar apto a trilhar seu caminho e chegar a seu destino com segurança.

O número de visitantes aumenta no mesmo ritmo em que a economia se movimenta, e aumenta também a demanda por profissionais qualificados, capazes de atender solicitações em diversas frentes – atendimento ao turista, hospitalidade, eventos, gastronomia, entretenimento, compras, saúde, cultura e lazer. Nossas instituições de ensino devem estar preparadas para orientar os jovens na escolha de carreiras promissoras e de rápida empregabilidade. Da mesma forma, devem abrir portas aos profissionais que buscam novas opções, novos conceitos, alternativas para mudança de carreiras.

Investidores buscam parceiros, e empresários anseiam por novas oportunidades para ampliar seus negócios, de modo que facilitar o acesso às informações, reduzindo as etapas burocráticas em busca da efetiva concretização de negócios é fundamental para que mais gente esteja aqui, gerando ideias e riqueza ao município.

Romper com os padrões tradicionais na abordagem do desenvolvimento do turismo municipal foi o primeiro passo. Cabe agora apresentar dados e indicadores cuja substância permita a implantação de ações e projetos com resultados facilmente mensuráveis.  E argumentar pela inclusão do turismo nas pautas primordiais das diversas instâncias do governo municipal.

São Paulo apresenta um desafio diário para quem aqui reside, e ainda assim revela-se acolhedora e surpreendente. São Paulo seduz o visitante por seus contrastes, e pode, efetivamente, ter resultados bastante positivos se, de maneira coerente e direcionada, dedicar-se a acolher melhor os quase 15 milhões de visitantes que a tem como destino.

A partir de agora, não basta apenas vontade política. São necessárias ações políticas em prol de um destino competitivo e atraente, que reflita sua posição de líder e gerador de tendências.

Dra. Mariana Aldrigui
Professora e pesquisadora da EACH/USP na área de turismo urbano, autora da tese Cidade Global, Destino Mundial - turismo urbano em São Paulo;


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