Thursday 29 May 2014

Aprender a perdoar

Quem me conhece, já me ouviu falando que eu não alcanço o significado da palavra perdoar.

Se é esquecer, então é esquecer, não perdoar. Se é lembrar, mas não se importar, é sinal que o fato causador da tristeza ou da mágoa ainda está lá.

Perdoar, talvez, seja um exemplo a ser seguido. Algo que a gente aprende primeiro dentro de casa. Ou na escola, ou em algum grupo a que pertencemos. Talvez perdoar seja o oposto exato de guardar mágoas. Talvez.

Mas aí há o envolvimento da memória. E eu, de novo, acho quase impossível apagar passagens fortes da memória, especialmente depois de ter aprendido que sim, a gente deve sempre pensar antes de fazer ou falar alguma coisa, especialmente se sabemos que aquilo pode (e em geral vai) magoar o outro.

Portanto, eu sinto que, em não saber o que é perdoar, eu não posso me oferecer a. Eu posso (e sempre faço) tentar compreender os motivos, e contextualizá-los. E ver se vale a pena tirar a importância ante aos outros componentes de uma relação, qualquer que ela seja.


No comments:

Post a Comment