Saturday 22 January 2011

Terapia(s)

Um dia eu ouvi que o mundo se divide em dois grupos - os que fazem terapia e o que precisam fazer. No início discordei, mas o tempo vai passando e percebo que é bem real a afirmação.

Não digo que seja indispensável à vida, de jeito nenhum. Mas é muito bom poder falar muito do que se pensa e perceber que alguém de fora, com preparo, faz conexões que a gente não consegue, liga fatos e comportamentos a padrões que podem ser alterados e que, portanto, podem nos fazer sentir melhor.

E não é sentir-se melhor para os outros, mas para si mesmo. Lidar com os conflitos internos, com as dúvidas, com as inseguranças, com os medos, enfim, com tudo.

Eu amo fazer terapia. Tive que parar por questões outras, por compromissos que necessitam de um tempo maior de dedicação, mas logo volto.

Só que este post não nasceu por conta disso.

Nasceu pela constatação que mesmo quando a gente está bem, em paz, tranquilo e tudo mais, e se vê convivendo com pessoas que não conseguem mais encontrar seu lugar no mundo, e para quem viver é um fardo...aí sim você percebe que é importante não se deixar abater e ter coragem de procurar ajuda. Por muito menos, e muito antes.

Acho que a depressão contagia. Mesmo. Melhor não ficar perto.

1 comment:

  1. Todos os seres humanos precisariam fazer terapia, se assim fosse possível. Você escreve muito bem que não é algo indispensável mas, complemento que é algo imensuravelmente oportuno e positivo para aqueles momentos em que constatamos o quanto é difícil "Viver-Conviver e Sobreviver".

    E quando estamos bem, em paz, tranquilo e tudo mais também contagia !!!!

    ReplyDelete